Turismo, um mercado em crescimento
De acordo com a 12ª edição do Atlas da Hotelaria da Deloitte, Portugal contava no final de 2016 com mais 81 empreendimentos turísticos (total de 1.945) e 3.536 unidades de alojamento face ao ano anterior. O número de dormidas superou os 53 milhões, enquanto as receitas de aposento ultrapassaram os dois mil milhões de euros, com a taxa de ocupação média a superar os 63%. Em 2017, são esperadas 38 novas unidades hoteleiras, maioritariamente de quatro e cinco estrelas.
Segundo o estudo, que analisa os dados do sector hoteleiro em Portugal, o Algarve e o Norte são as regiões que concentram o maior número de empreendimentos turísticos (22% cada), seguidas da Região Centro (21%), Lisboa (15%), Alentejo (8%), Madeira (7%) e Açores (5%). O Algarve lidera também no número de unidades de alojamento, representando 32%, contudo é Lisboa que assume a segunda posição, com 21%.
Os hotéis dominam ao nível da representatividade
Os hotéis continuam a ser a tipologia de empreendimentos turísticos mais representativa em Portugal, com 73%. Seguem-se os apartamentos turísticos (10%), os hotéis apartamentos (7%), os hotéis rurais (5%), os aldeamentos turísticos (3%) e as pousadas (2%). Um panorama que se mantém praticamente inalterado face à edição de 2016.
Os empreendimentos turísticos de três e quatro estrelas são os que predominam a nível nacional, representando cada uma destas categorias 33% e 38% do mercado, ou seja, 647 e 731 unidades hoteleiras, respetivamente. Os empreendimentos de duas estrelas ocupam a terceira posição, com 17%, e os de cinco estrelas a quarta posição, com 8%, o que equivale a 331 e 155 unidades hoteleiras nesta categoria, respetivamente.